Nossa Historia

Nadja Araújo e Luciana Almeida.JPG

A Estampa Brasil é a mistura de tudo que é diverso. Traduzimos o que enxergamos do real Brasil nas estampas e isso se reflete através da fauna, da flora e do nosso povo, porque valorizamos a diversidade que abrange o respeito à natureza, à vida e à dignidade de todos os seres humanos, considerando todas as manifestações das diferenças, raças, etnias, religiões e cultura.

 

A empresa foi fundada em 2016 por duas amigas, a baiana Nadja Araujo e a carioca Luciana Almeida. As duas vinham desde de 2009 investindo e acreditando na força do poder da mulher no empreendedorismo social. Durante essa trajetória foram sócias proprietárias em um negócio social atuante no setor da moda localizado em uma favela da zona norte do Rio de Janeiro, moldado na sustentabilidade social e ambiental através da capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para geração de renda e  através do reaproveitamento de materiais que eram descartados no lixo por grandes empresas de moda da região.

 

Passaram também por uma ONG que capacitava jovens em medida sócio educativa no DEGASE (Departamento geral de ações socioeducativas do estado do Rio de janeiro) em cursos ligados ao setor da moda. Durante esse período incrível de aprendizado e auto conhecimento foi onde tiveram a certeza do que seriam seus propósitos de vida. Uniram todos os saberes, erros e acertos que obtiveram, aliados a capacitação em empreendedorismo, moda sustentável, marketing, e-commerce, designer de bolsas e tendências pelo entendimento que capacitação e conhecimento, unidos as experiências vividas, dariam as ferramentas necessárias para chegar no propósito maior.

 

Esse propósito maior se transformou na Estampa Brasil que consiste em trazer uma reflexão para o consumo consciente, o trabalho colaborativo e uma transformação social e ambiental, gerando emprego e renda, através da criação de bolsas e acessórios com estampas exclusivas inspiradas na diversidade brasileira.  

Dessa forma, fazemos um convite para o despertar, para a compreensão de que nossas ações podem influenciar diretamente na nossa coletividade. 

Porque o nome Estampa Brasil?

logo estampa brasil.jpg

Nosso nome e logotipo vem da árvore e da flor do Pau-Brasil, nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização essas árvores eram retiradas das matas da costa brasileira para que fossem extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa para o consumo, servindo principalmente para tingir tecidos.

Esse nome surgiu como forma de ressignificar toda essa historia, exaltando a natureza e demonstrando a importância da preservação do meio ambiente. Para nós o desenvolvimento sustentável também é preservar a própria vida humana, já que o desmatamento das florestas impactam diretamente a vida de todos os seres vivos no nosso planeta.